Como é feita a implantação da Antecipa na minha empresa?

Como é feita a implantação da Antecipa na minha empresa?

Para que as operações de antecipação aconteçam, a plataforma da Antecipa precisa ter acesso aos títulos emitidos pelos fornecedores, ou seja, o sacado precisa disponibilizar e informar os títulos que serão negociados.  

Atualmente, a Antecipa oferece ao sacado, duas formas de disponibilizar esses títulos: upload de uma planilha contendo as informações dos títulos a serem negociados ou a conexão com o contas a pagar do sacado – por meio de uma integração com o ERP (sistema de gestão) utilizado pela empresa.  

Integração “Manual” 

Chamamos de integração manual, quando o sacado realiza o upload de uma planilha na plataforma para disponibilizar os títulos que serão negociados. Após concluída a antecipação dos fornecedores, a equipe do financeiro precisa fazer o download de outra planilha e alimentar o sistema da empresa com as informações atualizadas.  

Esse é um processo simples e recomendado em alguns casos:  

  1. Quando o sacado possui poucos fornecedores ou poucos títulos para antecipar, de modo que fazer manualmente não seria uma inconveniência para a empresa; 
  1. Quando a empresa deseja conhecer o funcionamento da plataforma antes de partir para uma integração automatizada; 
  1. Quando a empresa não possui disponibilidade da equipe de TI para integrar seu ERP com a Antecipa.  

Integração “Automática” 

A integração automática funciona a partir da integração com o ERP da empresa: realizamos uma conexão com o sistema utilizado para lançar os títulos dos fornecedores (contas a pagar). Nesse processo, são necessários alguns testes e configurações que envolvem a participação tanto do TI quanto da equipe do financeiro por um período médio de 30 dias. 

Uma vez conectado, todo o processo é fluido e transparente: a plataforma da Antecipa espelha os títulos lançados no ERP e os fornecedores conseguem conferir os valores que têm a receber e solicitar a antecipação. Após concluído esse processo, de imediato a antecipação é registrada no ERP por meio da integração realizada, eliminando trabalhos manuais para baixa nos títulos.  

Essa integração é recomendada nos seguintes casos:  

  1. Quando o sacado possui muitos fornecedores ou muitos títulos que deseja disponibilizar para antecipação, de modo que fazer manualmente não seria conveniente para a empresa;  
  2. Quando a empresa possui um dos ERPs que a Antecipa já possui integração. Atualmente temos integração com os maiores do mercado: SAP, TOTVS, Oracle e Senior 
  3. Quando a empresa possui disponibilidade da equipe técnica para acompanhar o processo de integração. 

De qualquer forma, em ambas as formas de integração, acompanhamos e orienta o cliente na implementação da solução. Entre em contato com a nossa equipe para avaliar a melhor maneira de integrar conosco e utilizar as nossas soluções!